sexta-feira, 29 de maio de 2009

Lei de Gérson.





Meu relógio digital - Foto feita por mim

Enquanto fazia compras numa rede de supermercados, me vi atraída por irresistível promoção: fornos de microondas com pequenos defeitos a preços rebaixadíssimos. Que maravilha!
Escolhi um ao acaso, que parecia apenas faltar uma pecinha da parte interna - o trilho - onde se encaixa e corre o prato de vidro refretário. Como havia vários desses artefatos dentro dos outros fornos, escolhi um que serviu e o inseri na canaleta. Sapequei o eletro no carrinho, paguei e fui pra casa, satisfeita com minha aquisição a preço irrisório. Na verdade, uma pechincha, visto que paguei um terço do preço normal. Embora o vendedor assegurasse que o equipamento havia sido testado, não havia garantia nem opção de troca em caso de defeito. Era pegar ou largar e apelar pra sorte. Peguei e apelei.
Pois não dei sorte. Ao conectá-lo à tomada e ajustar a hora do relógio, coloquei um pão integral pra aquecer e fiquei ali observando o paõzinho escuro girando sob a luz amarela. Ao retirá-lo, só não era mais frio do que a sensação que experimentei ao constatar que havia me ferrado.
Entretanto, passada a decepção inicial,
cônscia do pepel idiota que desempenhei e do belo mico que pagaria perante os familiares - junto com umas boas risadas - não fiquei tão chateada assim.
Afinal, pela malandragem, mereci o enquadramento na
Lei de Gérson*.
Além do mais, posso não ter um microondas novo, mas tenho um enorme e suigeneris relógio digital que funciona a contento. Uma beleza!


Então, vai levar vantagem você também?


Imagem:Revista Isto É, 1999.

*"Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também."
Com esta frase, proferida num comercial de cigarros em 1976, onde o jogador de futebol Gérson era o protagonista, estava instituída a famigerada Lei de Gérson, mais um elemento de definição da identidade nacional, um símbolo claro da nossa ética - ou falta de ética, de querer sempre levar vantagem.
Posteriormente, o jogador se mostrou arrependido e constrangido pelo reclame, que associou seu nome a qualquer comportamento pouco ético e às expressões
Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson.


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Jens disse...

Hehehe... A esperteza comeu a espertinha. Acontece, Inês, acontece...

Um ótimo findi pra você. Se disseres que vai à praia, sou capaz de cometer um ato tresloucado como atear fogo às vestes ou cortar os pulsos. Aqui está um frio de renguear cusco. Previsão para o sábado: zero grau.

Um beijo congelado. Brrr...

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

"Esta lei" , lembro bem, comercial de cigarros, quando o governo permitia fumar.Parece que agora está ficando muito caro fumar, então toda esta pressão nos fumantes.
Voltando ao assunto principal, o Brasil ficou famoso no mundo todo em quer e saber levar vantagem. Feio, muito feio.
b eijossssssssss