terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Pérola

A pérola é resultado de uma agressão, de uma ferida. Uma substância estranha, que pode ser um micro-organismo ou um simples grão de areia penetra no interior do nácar e este começa a se reproduzir e formar as camadas da pérola. Isto é um mecanismo de defesa. O nácar recobre o "alienígena" para que este não possa lhe causar danos.
Pessoas, por vezes são como pérolas: São vítimas de preconceitos, são discrimidadas, amargam o abandono, têm suas liberdades tolhidas, sofrem variadas formas de agressão e violência. Ainda assim, elas preferem envolver todo sofrimento e dor com várias camadas de bons sentimentos: amor, compaixão, perdão, tolerância, fraternidade.
Outras, por sua vez, preferem alimentar mágoas, ódios, ressentimentos. E quando se olha dentro delas, não há nada... estão completamente vazias.
Fabricar pérolas pode ser um bom negócio

Share/Save/Bookmark

9 comentários:

Thiago Leite disse...

Esse texto me é familiar, me causou um déjà vu... será que você já me falou sobre esse tema alguma vez?

Realmente o revestimento de nácar pode ser uma forma de se adaptar ao um meio hostil. Por exemplo, um extra-terrestre que renasce na Terra tem que usar um corpo humano.

Mas é interessante notar que, nessa metáfora, o revestimento é tanto uma necessidade do corpo estranho como do meio hostil. É uma roupa (imbuída de regras) oferecida por este para que aquele possa sobreviver, o que configura uma certa simbiose um tanto fatalística.

Marcelo disse...

As pessoas e as pérolas sao iguais: dificil de saber o que que levam dentro...
bjs

luma carvalho disse...

lindo esse teu cantinho...

Ines Motta disse...

Obrigada, Luma. Também gostei do seu espaço. E seus poemas são ótimos.Já os conhecia do "Balaio Porreta".
Um abraço.

Cherry disse...

Inês,
Há pessoas jóias. E nem são poucas, mas a gente olha primeiro pra ostra, né?
E vc gosta do Neruda!! Foi muito bom ler aqui, acrescentar informações, sobre a vida desse poeta fantástico!

Beijos, moça!

Thiago Leite disse...

O Super-Homem é uma pérola. Extra-terrestre, sua espécie é muito semelhante ao ser humano. Mas as condições físicas da Terra fizeram-no desenvolver invulnerabilidade, superforça e outros poderes que o revestiram de um caráter indestrutível. O ambiente alienígena fez do corpo estranho algo especial.

Ines Motta disse...

Obrigada, Cherry.
É verdade, às vezes enxergamos primeiro a ostra.
Fique à vontade pra visitar meu espaço
Bejos.

Gui disse...

Querida amiga, pérolas destas são de certeza um bom negócio, daqueles em que todos ficam a ganhar. Um beijo minha querida. Vou ser assíduo.

duarte disse...

Pois pode ...embora o brilho já exista algures, e por vezes de tão cegos que somos ...ele passa como um mero vulto no meio de uma multidão de sentimentos.
abraço do vale