sexta-feira, 5 de outubro de 2007


PANIS ET CIRCENSES
Hoje, enquanto fazia minha aula de musculação, uma rádio local anunciava a chegada de um Circo na cidade. Uma das atrações é a macaca Catarina que dança algo da Banda Calypso. Imaginei a cena patética e fiquei triste. Na minha infância, eu adorava circo. Gostava especialmente dos animais. Embora já me incomodasse vê-los enjaulados. Depois comecei a ver quanta barbaridade sofre um animal de circo e definitivamente aboli da minha vida essa forma de lazer.Aberrações sempre foram atrações circenses em tempos mais remotos. Os romanos atiravam seus semelhantes em jaulas para serem devorados por feras, como forma de entretenimento. Mas as exibições de animais selvagens são os números mais aguardados pelo público que vai ao circo. Grandes empresas como "Beto Carrero" têm se esforçado pra mostrar imagens de animais como se eles estivessem felizes e fossem muito bem tratados. Será possível um animal selvagem se sentir feliz num circo? É possível imaginar toda espécie de tortura , de sofrimento físico, o medo, a dor a que se submeteram para serem domados? Passam fome, são espancados e chegam a matar seus tratadores em estado de grande estresse.Ensinarei ao meu netinho que o lugar de animais selvagens é no seu habitat natural. No que ainda resta das selvas no planeta. Não quero que ele cresça se divertindo com o sofrimento e a humilhação a que esses animais em cativeiro são obrigados a suportar. Paulinho, se depender do meu exemplo, não aplaudirá esse tipo de espetáculo grotesco. Não frequentará circos que têm animais em seu contingente de "artistas".

Share/Save/Bookmark

Um comentário:

ImóveisRN disse...

Já assinei o RSS.
Muito bom, gostei do blog! Parabéns